A espera - balanco geral

Balanço geral – chegamos ao fim do mês!

Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar? Lucas 14:28

Você chegou ao final do mês, não conseguiu realizar seu controle, começou bem, depois não continuou, achou difícil ou achou que era desnecessário, para você quero dizer que isso é normal, afinal mudar de hábito não é algo simples. Outros chegaram aqui (ao final do mês) e já podem responder as seguintes perguntas:

  1. Para onde vai meu dinheiro?
  2. Quando gasto com combustível ou transporte?
  3. Quais são as maiores despesas?
  4. Quanto ainda tenho de dinheiro?
  5. e talvez até onde vou aplicar esse dinheiro!

A espera -  balanco geral

Estes perceberam que os pequenos gastos são os que levam nosso dinheiro, um cafezinho aqui, outro ali, um pãozinho, uma lembrancinha, um outro qualquer “zinho” etc. Por favor não estou dizendo que você tem que ser “pão duro” e sim que deve controlar melhor para onde vai o seu dinheiro, seja ele pouco ou muito.

Talvez você pense assim sou jovem e não preciso me preocupar com isso agora ou já não tem mais como, afinal já tenho 50, quero lhe dizer que nossa expectativa de vida esta mudando ano após ano, com isso, creia quanto antes você começar a poupar, melhor, haverá mais no futuro. Poupar aqui significa não gastar todo seu dinheiro.

Este primeiro mês foi o nosso teste de controle financeiro, se não funcionou para você, não desista, tente novamente, releia as publicações, assista os videos, invista na aquisição de livros sobre educação financeira. Ponha em pratica o que você aprendeu. Se funcionou ótimo, continue assim, com suas finanças sobre controle.