A espera - fiel no minimo, também e fiel no muito

Dia 1 – Não consigo anotar meus gastos? O que fazer?

A espera - fiel no minimo, também e fiel no muitoQuem é fiel no mínimo, também é fiel no muito; quem é injusto no mínimo, também é injusto no muito. Lucas 16:10

Acredito que você já tenha uma boa ideia de como iniciar seu controle financeiro ou através das informações que foram lhe passadas até aqui pelo “Pé de meia” ou porque seguiu minhas recomendações e investiu em conhecimento, lendo o e-book “As 5 Etapas do planejamento financeiro” ou um dos outros livros indicados, se sua maior dificuldade agora é anotar tudo o que você tem realizado de despesas e receitas, acredito que você gostará do site minhas economias, nele você encontrará gratuitamente um portal para controlar suas receitas e despesas. Uma vez cadastrado você deverá fazer os ajustes básicos:

1 – Criar suas contas,
2 – Ajustar o plano de contas que lá é chamado de categorias,
3 – Iniciar seus lançamentos que lá é chamado de transações.

Depois disto é só iniciar seus controles, seguem algumas dicas:

Dúvida 1: Como isso me ajudará?

Além de cadastrar pelo site, depois você pode baixar um aplicativo para celular e fazer seus lançamentos de forma pratica, no momento em que as despesas ou receitas acontecerem.

Duvida 2: Como controlar os gastos com os cartões?

Ao criar as contas faça pensando em todos os tipos possíveis, tais como Bancos, dinheiro em mãos e cartões de credito, desta forma ou através do site ou pelo aplicativo do celular, quando a despesa ocorrer você informa.

Duvida 3: Como efetuar o pagamento da fatura?

Existe uma categoria chamada “transferência“, você deve utiliza-la para realizar o pagamento da fatura do cartão, transferindo o dinheiro de uma conta para outra (Por exemplo Conta Banco 1 para Cartão Master etc.).

Mudança de hábito

No site existem boas informações para o uso do portal e ótimas dicas de educação financeira acesse e comece o quanto antes o seu planejamento financeiro, lembrando que não é a forma como você controla que fará a diferença e sim as suas atitudes de consumo, as suas mudanças de hábito diante das tentações encontradas no seu dia-a-dia, na ida ao mercado, no passeio ao shopping etc., seja compromissado com seu orçamento, seu  bolso agradecerá.