A espera - lidar com as riquezas deste mundo

Como não entrar em dívidas?

A espera - lidar com as riquezas deste mundoAssim, se vocês não forem dignos de confiança em lidar com as riquezas deste mundo ímpio, quem lhes confiará as verdadeiras riquezas? Lucas 16:11

Quando não conseguimos conter nossos hábitos de consumo é quase certo que encontraremos o fantasma da dívida, ele aparece sempre que nos deixamos dominar pelo consumismo, quando acreditamos que precisamos “ter” sempre mais, noutras palavras, quando gastamos tudo o que recebemos do SENHOR em coisas que não são necessárias, mas acreditamos que as tendo, seremos melhores, mostraremos prosperidade, riqueza. O que é mesmo riqueza? Será que é ter tudo o que desejo? ou ser um cristão melhor, amando meu próximo, sendo generoso, alegrando-me com o que o SENHOR me  deu. Ele mesmo nos diz que se formos fieis no pouco ele nos colocará no muito, sejamos sábios, aprendendo a administrar melhor nossas finanças, saindo dos juros, dos cheques especiais etc.

Como não entrar em dívidas?

  1. Consumo consciente, ou seja, você precisa realmente do que vai comprar?
  2. Gaste menos do que você ganha.
  3. O que sobrar invista para o futuro.
  4. Controle seus gastos, anote tudo.
  5. Tenha objetivos de curto, médio e longo prazo.
  6. Reveja sempre que necessário seu orçamento.
  7. Reduza despesas, não deixe luz, TV, Computadores ligados, não esqueça torneiras abertas, conserte vazamentos, cozinhe e coma somente o necessário evite jogar comida fora.
  8. Se necessário cancele limites, cheques especiais, cartões de credito etc.

Abaixo um vídeo muito legal do mesmo autor das 5 etapas do planejamento financeiro.