A espera - lidar com as riquezas deste mundo

lidar com as riquezas deste mundo

A espera - lidar com as riquezas deste mundo“Assim, se vocês não forem dignos de confiança em lidar com as riquezas deste mundo ímpio, quem lhes confiará as verdadeiras riquezas?” Lucas 16:11.

O que nós vimos até aqui?

  1. Identificar as nossas receitas e despesas
  2. Conscientizar-se de que é necessário ter o controle sobre estes valores. 
  3. Registrar-las de forma organizada através de um orçamento com um bom plano de contas.  
  4. Formas de registrar e controla as receitas e despesas. 
  5. Adquirir conhecimento para tratar o assunto. 

O que veremos hoje?

Apesar de falarmos aqui de dinheiro, é importante que você nunca se esqueça que Jesus Cristo é mais importante e tem mais valor que qualquer moeda, prata, ouro ou qualquer outro bem que você possa acumular, assim dito, mesmo que você não consiga acumular riquezas nesta vida, fique certo que se seguiu os ensinamentos de Jesus Cristo você receberá o maior tesouro que existe.

O que sabemos sobre educação financeira?

Segundo o Prof. Elisson de Andrade em seu livro as 5 etapas do planejamento financeiro, poucos são os que conhecem as regras do jogo, quando falamos de dinheiro, isto acontece por vários motivos, eu realmente recomendo a leitura deste livro para melhores esclarecimentos.

Os familiares, a educação recebida na escola e o convívio com outras pessoas, certamente exercem grande influência em nossas finanças pessoais. No Brasil, de maneira geral, somos pouco educados financeiramente, extremamente emocionais e, assim, facilmente fisgados por campanhas de marketing que nos estimulam ao consumismo. Em casa, os pais acreditam que dinheiro não é assunto de criança. Na escola e no convívio com amigos, questões relacionadas às finanças pessoais dificilmente aparecem. E qual a consequência disso? Poucas pessoas acabam aprendendo as regras do jogo do mundo capitalista. (Fonte: As 5 etapas do planejamento financeiro – 2012 pags. 17 a 22)

O que é ser rico?

Neste mesmo livro existem algumas definições interessantes do que é ser rico:

“é possuir estabilidade; equilíbrio entre as receitas e despesas; ter uma reserva para situações imprevistas”
“é ter tanto dinheiro que você pode comprar tudo que quiser, sem perguntar preço, pois você pode tudo”
“primeiramente, significa ter saúde. Posteriormente, significa ter sucesso e prestígio, além de ter recursos para realizar todas as suas vontades”
“é ter muito dinheiro e saber cuidar dele para mantê-lo”
“é viver bem”
“ser rico é poder fazer tudo o que deseja sem se preocupar se o dinheiro vai faltar para outra coisa”
“em termos financeiros, ser rico para mim é ter dinheiro suficiente para satisfazer a maioria das minhas necessidades e da minha família. Entretanto, existem outras
formas de riqueza”
“despreocupação com contas”
“é alcançar todos os significados que dinheiro tem para mim: estabilidade, oportunidade, alguns bens materiais, acesso à educação e saúde”.

(Fonte: As 5 etapas do planejamento financeiro – 2012 pags. 17 a 22)

O Autor define riqueza com as seguintes palavras:

Eu, particularmente, possuo duas definições de riqueza que me norteiam: uma filosófica e outra técnica. A filosófica significa que riqueza é ter a possibilidade de fazer o que se quer e não precisar se sujeitar a fazer o que não quer. Tal definição traz consigo a ideia de que o dinheiro oferece certa liberdade de escolhas na vida. Já a definição técnica de riqueza deixarei para a próxima etapa (Conhecimento Financeiro), em que será explorada a questão sobre o que significa conquistar a independência financeira. (Fonte: As 5 etapas do planejamento financeiro – 2012 pags. 17 a 22)

Seja qual for a definição, o importante é saber que não é um sonho impossível, exige conhecimento, técnica e controle, e para nós cristão a convicção de que dinheiro não é tudo em nossas vidas. Em breve citarei outros bons livros que tratam do assunto, se tiverem dúvidas entre em contato, se gostou comente, divulgue a seus amigos, conhecimento só é bom quando é compartilhado e ajuda ao próximo.