A espera - pé de meia!

Criando um plano de contas

A espera - orçamentoPois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar? Lucas 14:28-29

Continuando nosso assunto de como construir um orçamento, vamos apresentar aqui um exemplo de plano de contas que ajudará a controlar melhor suas receitas e despesas, independente de ser utilizado um software (programa de computador) ou o bom e velho papel e lápis você necessitará organizar suas contas em grupos e subgrupos, vejamos isso mais abaixo.

Ao registrar todas as entradas e todas as saídas, é possível saber sempre de onde se recebeu dinheiro e onde o dinheiro foi gasto e principalmente o quanto ainda está disponível. Outras informações importantes:

– Qual foi o total de receitas e de despesas deste período?
– Quanto foi gasto com alimentação?
– Quanto foi gasto para manter o veículo e abastecer?
– Quanto foi gasto para manter a casa?
– Qual o saldo da conta corrente? Quanto dinheiro está no bolso?

Para responder a estas questões, devemos selecionar todos os lançamentos que contem os valores que desejamos, ou seja, para saber quanto foi gasto com combustível, precisamos somar todos os lançamentos de pagamento de combustível e assim por diante.

Nesse ponto, percebemos que precisamos planejar as informações que poderiam ser obtidas, criando um plano de contas, abaixo o exemplo do plano de contas utilizado pelo programa ganancia:

Contas de Saldo/Circulante

Estas contas revelam o montante de dinheiro disponível (Dinheiro na Carteira, a Conta Corrente, Cartão de Crédito, Poupança e Aplicações Financeiras) são relacionadas abaixo como exemplo:

0. Contas de Saldo/Circulante
0.01 Dinheiro e Contas Correntes
0.01.01 Carteira
0.01.02 Cartão Vale-Alimentação
0.01.03 Conta Corrente Banco 1
0.01.04 Conta Corrente Banco 2
0.02 Cartões de Crédito
0.02.01 Cartão de Credito 1
0.02.02 Cartão de Credito 2
0.03 Aplicações Financeiras
0.03.01 Poupança Banco 1
0.03.01 Fundo de Aplicação Banco 2

Desta forma no exemplo acima as contas foram classificadas em três níveis, no primeiro nível temos o título “0. Contas de Saldo/Circulante“, No segundo nível os subgrupos de contas “0.01 Dinheiro e Contas Correntes“, “0.02 Cartões de Crédito” e “0.03 Aplicações Financeiras” e no terceiro nível, as contas de cada subgrupo, que são as contas que realmente queremos controlar.

Contas de Entradas/Receitas

Todo dinheiro que recebemos (as receitas) tem uma origem, para maioria de nós são os salários, porém existem outras, abaixo segue um modelo que pode ser utilizado:

1. Entradas/Receitas
1.01 Remuneração
1.01.01 Salário
1.01.02 Vale Alimentação
1.01.03 Renda Extra
1.03 Receitas Financeiras
1.03.01 Rendimento de Poup e Aplicações
1.03.02 Restituição de IRRF
1.04 Receitas Patrimoniais
1.04.01 Venda de Bens
1.04.02 Alugueis Recebidos
1.09 Outras Receitas
1.09.05 Outras Receitas

Contas de Saídas/Despesas

A maior parte dos problemas financeiros das pessoas ocorre porque elas gastam mais dinheiro do que recebem. Há uma infinidade de opções para onde podemos destinar o nosso dinheiro, que, por mais dinheiro que se ganhe, sempre haverá onde gastar. Por isso, é importante um controle de despesas, para que possamos determinar que Destino estamos dando ao nosso dinheiro. (fonte: ganancia)

2. Contas de Saídas/Despesas
2.01 Investimento Eterno
2.01.01 Dízimos e Ofertas
2.01.02 Generosidade
2.01.03 Outras Contribuições
2.02 Alimentação
2.02.01 Supermercado
2.02.02 Lanches e Refeições
2.03 Vestuário
2.03.01 Roupas
2.03.02 Calçados
2.04 Casa
2.04.01 Aluguel
2.04.02 Condomínio e Água
2.04.03 Energia Elétrica
2.04.04 Telefone
2.04.05 Manutenção da Casa
2.04.06 IPTU
2.05 Veículos
2.05.01 Combustível e Óleo
2.05.02 Serviços e Mecânica
2.05.03 Seguro do Veículo
2.05.04 IPVA e Multas
2.06 Saúde
2.06.03 Farmácia
2.06.01 Despesas Médicas
2.06.02 Despesas Odontológicas

(fonte: ganancia, foram utilizados parte do texto e o modelo de plano de contas)

Algumas recomendações

Recomendo a compra de bons livros para controle financeiro, investir em educação financeira sempre gera lucros a curto e longo prazo.

Livros:

COMO CHEGAR AO FIM DO MÊS por Andrés Panasiuk – Conselhos práticos para economizar, administrar, sair das dívidas e planejar sua liberdade financeira. Hoje você tem a decisão em suas mãos: continuar vivendo como tem vivido até agora, ou buscar novos patamares de conhecimento que mudarão para sempre a forma de encarar sua vida econômica.

As 5 etapas do planejamento financeiro – Conhecimento técnico e controle emocional para atingir seus objetivos – Prof. Elisson de Andrade – O objetivo deste eBook é que, ao término de sua leitura, você tenha passado por todo um processo de autoconhecimento, aliado à absorção de conceitos relativos à administração financeira, de forma a viabilizar a conquista dos objetivos pessoais. O material é dividido em 5 etapas, oferecendo um passo a passo sobre como gerenciar seus recursos financeiros de maneira adequada. O eBook traz ainda um curso gratuito on line, com textos e vídeos que lhe ensinarão a controlar seu orçamento doméstico, além de uma lista de exercícios e um diário de bordo, onde será possível sedimentar seus conhecimentos. Se você está no vermelho ou nunca consegue poupar dinheiro ao final do mês, essa é sua chance! – que você pode adquirir clicando aqui ou ao lado na Loja virtual.

Softwares (programas gratuitos):

  • O software ganancia no site você encontrar ótimo material para começar seu controle, para baixar clique aqui, você será direcionado ao site.
  • O software financedesktop é o meu preferido, pois permite também controlar com precisão aplicações em ações, fundos e outros, para baixa clique aqui, você será direcionado ao site e basta seguir as instruções.
  • O hábil é um software mais profissional para empresas mas sua versão gratuita pode ser utilizada para controle financeiro pessoal, para baixa-lo clique aqui e também será direcionado para o site,

Espero que vocês tenham gostado desta série de publicações que ensinaram o básico para inicio do controle financeiro, boas leituras e participe enviando suas dúvidas.

Uma ideia sobre “Criando um plano de contas”

Os comentários estão fechados.