A espera - pé de meia!

Montando seu primeiro orçamento!

A espera - orçamentoPois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar? Lucas 14:28-29

Vamos montar nosso primeiro orçamento?

Para começar precisamos juntar todos os comprovantes (as notas fiscais e cupons) das despesas pagas, se desejar você pode iniciar isto no próximo mês, eu recomendo começar o quanto antes.

1 – Juntar todos os comprovantes.

Existem algumas despesas que não possuem nota fiscal, tais como compra de jornais e revistas, limpeza do carro etc. estas você deve ter um caderno para anotar. Seja disciplinado em realizar estas anotações.

2 – Classificar todas as despesas.

Você dever criar uma classificação para as despesas como por exemplo “Despesas fixas” e “Despesas variáveis”, também pode criar subclassificações tais como “Despesas com veiculo” e dentro dela “Combustível“, “Manutenção regular“, “Consertos” etc. outro exemplo “Despesas com residência” e as subclassificações “Condomínio“, “Aluguel“, “Reforma“, “IPTU” etc.

3 – Lança-las no seu controle.

Não importa se você utilizará um sistema pronto ou se fará um controle manual e sim que você tenha o controle das suas finanças. Crie seu controle com as classificações estabelecidas por você e comece a lançar os valores recebidos e os gastos.

 Posso indicar alguns softwares bons para o controle eu utilizo o “FinanceDesktop”, tem o “Hábil” e alguns outros disponibilizados na internet. Se precisar de alguma indicação solicite mais informações através dos comentários.

4 – Controle das despesas.

Uma vez que você tenha registrado todas as receitas e despesas, ficará mais fácil saber para onde o dinheiro esta indo e assim controlar melhor suas finanças.

Algumas dicas:

  • Não compre tudo o que vê, mesmo que esteja na promoção.
  • Evite fazer dividas parceladas.
  • Não saia para fazer compras no mercado com fome.
  • Não leve as crianças para fazer compras no mercado.

Assista este novo vídeo e deixei seus comentários:

Uma ideia sobre “Montando seu primeiro orçamento!”

Os comentários estão fechados.